UTI Covid 90% ocupada: prefeito de Arujá faz apelo para população evitar sair de casa sem necessidade

Covid-19: Saúde atualiza boletim epidemiológico
15 de janeiro de 2021
Em Arujá, mais de 3 mil estudantes farão a prova do Enem amanhã
16 de janeiro de 2021

O prefeito de Arujá Luis Camargo, o Dr Camargo, anunciou que nesse sábado (16) a cidade está com 90% de taxa de ocupação nos leitos de UTI Covid. Ele pediu a colaboração da população arujaense para que evitem sair de casa sem necessidade e que não façam reuniões ou aglomeração. “Infelizmente estamos com uma taxa elevada de ocupação e dos seis leitos, que temos ventilatórios, cinco estão ocupados, e dos dez leitos UTI, temos agora nove leitos ocupados. Então, isso nos preocupa e é realmente necessário que nos preservemos, que fiquemos esse final de semana com as nossas famílias em casa, vamos evitar sair para a rua, evitar aglomeração e só sairmos se for estritamente necessário, para que logo consigamos juntos superar esse momento tão difícil. Acredito que falta pouco e em breve teremos soluções, seja por parte do governo federal ou estadual, e vamos poder ter uma vida mais feliz”, lembrou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Knoller, afirmou que em relação aos leitos disponíveis hoje em Arujá, são dez de UTI no PAM Barreto e seis ventilatórios no Pronto Atendimento Central. “Nós não dispomos de leitos enfermaria, então, a gente manipula esses pacientes em leitos ventilatórios e leitos UTI. A gente tem uma capacidade de ampliação desses leitos ventilatórios, onde eu posso dobrar a capacidade, chegando a até 12 leitos. Podemos fazer um ajuste, dentro do Pronto Atendimento Central, para a ampliação, havendo essa necessidade. Já na UTI, de dez leitos, eu consigo chegar a até 12, em uma grande necessidade de UTI. Fora isso, se aumentar a necessidade de ocupação, iremos procurar parceiros, inicialmente na rede pública de outros municípios e, em casos de extrema necessidade, poderemos ver a compra de leitos na rede privada”, afirmou.