Em Arujá, mais de 3 mil estudantes farão a prova do Enem amanhã

UTI Covid 90% ocupada: prefeito de Arujá faz apelo para população evitar sair de casa sem necessidade
16 de janeiro de 2021
Canil Municipal recebe doação de exames de sangue
16 de janeiro de 2021

Em Arujá, mais de 3 mil estudantes farão a prova do Enem amanhã

Esquema de segurança e protocolos sanitários já estão definidos e mais ônibus serão disponibilizados para evitar aglomerações

Já está tudo preparado em Arujá para a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas da cidade. No município, 3.105 alunos farão a avaliação, que será aplicada a partir das 13h30, com duração de cinco horas e meia, em três escolas municipais e seis estaduais (veja tabela).
Arujá registrou hoje (16) taxa de ocupação de 90% nos leitos de UTI Covid e ventilatórios e foi feita uma força-tarefa das Secretarias Municipais de Educação, Planejamento e Segurança, com acompanhamento do prefeito Luis Camargo, Dr Camargo, para que todo o processo transcorra amanhã (17) com tranquilidade, segurança e seguindo todos os protocolos de distanciamento social, monitoramento de saúde e higienização recomendados.
Segundo a secretária municipal de Educação, Elaine Gentil, os portões abrirão às 11h15 e fecharão pontualmente às 13h. “As escolas municipais que receberão o Enem são a Professora Dalila Franco Garcia da Silva, Prof. Eufly Gomes e Prof. Amadeu de Angelis. Elas receberam, segundo o Inep (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa), verba para aquisição de insumos, como álcool em gel, sabonete líquido, enfim, tudo conforme protocolos estabelecidos pelo Ministério da Educação e serão seguidos rigorosamente, inclusive a entrada de um aluno por vez, com temperatura verificada e o devido distanciamento na entrada e dentro da sala de aula (cada uma terá 50% de ocupação da sua capacidade e, em caso de receber grupos de risco, 25%). Então, vai acontecer com todas as medidas de segurança previstas”, informou.
A secretária reforçou que as escolas estão devidamente sinalizadas e que os cartões terão identificação das salas, sendo somente permitido que o aluno entre direto na sala que está marcada no cartão, para que não fique transitando pela escola sem necessidade. Na saída, a pasta também procurará evitar a concentração dos estudantes na porta e no entorno das escolas, para evitar o risco de contaminação por coronavírus e, para isso, pediu auxílio à Secretaria Municipal de Segurança, que atuará na orientação dos alunos com a Guarda Civil Municipal (GCM) e apoio da Polícia Militar.
Os secretários municipais de Segurança, Washington Luís Beolchi Adami, e o de Planejamento, Marco Valdanha, solicitaram ainda à Viação Arujá que seja ampliada a circulação de ônibus nas linhas onde haverá maior demanda no dia, como no Parque Rodrigo Barreto, por exemplo, para que não haja atrasos na chegada dos estudantes e nem riscos de aglomeração.

Confira quais escolas em Arujá terão aplicação do Enem nesse domingo (17):

Municipais:
E.M. Profa Dalila Franco Garcia da Silva
E.M. Prof Eufly Gomes
E.M. Prof Amadeu de Angelis

Estaduais
E.E.Dr Renê de Oliveira Barbosa
E.E. Prof Esli Garcia Diniz
E.E. Dr Washington Luiz Pereira de Souza
E.E. Pastor Carlos Richard Strautmann
E.E. República Dominicana
E.E. Profa Edir Paulino Albuquerque

• Os portões abrem às 11h15 e fecham às 13h.
    Horário de início da prova: 13h30 (duração de 5,5h)

O que levar para o dia da prova: Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente,
documento oficial de identificação, que pode ser RG, CNH ou carteira de trabalho (emitida após 1997), original e com foto; máscara (participantes que não estiverem com máscara de proteção facial não poderão ingressar no local da prova).

• Caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/), imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador, na porta da sala, em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.
  • Candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estejam acometidos de covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação das provas. Quem estiver doente deve comunicar a condição, antes da realização das provas, acessando a Página do Participante na internet (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/)

Fontes: Secretaria de Educação de Arujá e Agência Brasil.