Arujá se prepara para vacinar contra a Covid cerca de 12 mil pessoas na 1ª fase da campanha

Arujá Iluminação Pública: Ouvidoria receberá solicitações de iluminação pública por aplicativo
16 de janeiro de 2021
Arujá chega a 118 mortes por Covid-19
18 de janeiro de 2021

Novidade: reunião realizada nas dependências da Secretaria Municipal do Meio Ambiente contou, pela primeira vez, com a participação de representantes das entidades sociais

Em reunião feita hoje pela manhã no prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o secretário de Saúde de Arujá, Márcio Knoller, e o secretário de Governo da cidade, Rogério Pereira, explicaram aos demais secretários do município, bem como a vereadores presentes no encontro e representantes de entidades sociais, do comércio e do Conselho Municipal da Saúde, sobre o planejamento da campanha de vacinação contra a Covid em Arujá.
Segundo o secretário da Saúde, cerca de 24 mil doses serão necessárias para cobrir as 12 mil pessoas estimadas, entre profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos, nessa primeira etapa da vacinação, que deverá começar no dia 20 de janeiro, com a aplicação da primeira dose, e se repetir após 21 dias com a segunda dose. “Pelos nossos cálculos, temos 1.376 profissionais da saúde e 9.500 idosos de 60 anos em diante, que serão cobertos na primeira fase da imunização, junto às pessoas idosas que temos em asilos. Há ainda os profissionais da Assistência Social e os da Segurança, que receberão a mesma cobertura posteriormente, em outra etapa, mas, a princípio, necessitaremos de 12 mil doses para a primeira aplicação e mais 12 mil para a segunda dose nessas pessoas”, estimou Knoller.
De acordo com ele, será necessário as pessoas assinarem um termo de consentimento de que aceitam tomar a vacina e, quem não tomar a primeira dose, não poderá ter a segunda aplicada. Demais grupos prioritários, bem como profissionais da educação e a população, em geral, serão contemplados em outras etapas da campanha.
Em relação a insumos, o secretário municipal da Saúde afirmou que há 67 mil seringas e 42 mil agulhas já em estoque e que o prefeito Luis Camargo assinou recentemente, em cerimônia realizada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), um termo de intenção de aquisição de vacinas para ampliar a cobertura para demais categorias como a Guarda Civil Municipal, policiais civis, militares e o pessoal da Educação. “Pelo plano do governo federal, tendo a vacina aprovada, vão fazer uma logística no dia 17, para buscarmos dia 19 as vacinas e começarmos dia 20. Não sabemos ainda o quantitativo de vacinas que receberemos. Mas já estamos nos planejando. Não posso lotar as UBSs, porque não podemos aglomerar, então pensamos no sistema drive thru inicialmente ou até no ginásio Habib Tannuri ou ginásio Mario Covas. Temos as equipes formadas para a aplicação e todos os municípios vão começar a vacinação no mesmo dia e reaplicar a dose 21 dias após. Para os profissionais de saúde faremos a vacinação interna”, detalhou Knoller.
Arujá, ressaltou ele, tem os equipamentos necessários de refrigeração para as doses, mas precisará retirar a vacina, o que será feito com toda a segurança possível contra furtos ou roubos. “Mas já estamos com tudo pronto e se tivesse que começar amanhã, temos condições de fazer”, concluiu.