Arujá retorna para a fase laranja do Plano São Paulo

Secretaria de Saúde atualiza casos de coronavírus
22 de janeiro de 2021
GCM de Arujá impede assalto em farmácia e prende ladrão em flagrante
24 de janeiro de 2021
Show all

Arujá retorna para a fase laranja do Plano São Paulo

O município de Arujá retornará para a fase laranja do Plano de Retomada Consciente do Governo do Estado de São Paulo. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (22/01), durante a coletiva de imprensa juntamente aos representantes do governo do Estado. O retorno se dá em função de um aumento de casos, maior número de internações e, consequentemente, diminuição na disponibilidade de leitos. O decreto do governo do estado deverá ser publicado amanhã e passará a vigorar na segunda-feira (25). O prefeito de Arujá, Luis Camargo, o Dr Camargo, disse que seguirá a definição e que na próxima semana se reunirá com secretários para discutir mais a fundo o assunto. “Somos obrigados a seguir, até porque já houve anúncio do governo de que, quem não seguir, irá para o fim da fila (na vacinação). Então, vamos aguardar a publicação amanhã (23) e já convoquei os secretários de Assuntos Jurídicos e Desenvolvimento Econômico, para que saibamos todo o contexto do decreto e, na segunda-feira, vejamos a forma de segui-lo com a maior segurança possível”, expôs.
Durante a transmissão da coletiva do governo estadual, também foi tratada a questão da educação. A medida anunciada foi a de que as aulas presenciais não serão obrigatórias e que, a partir de 8 de fevereiro, as escolas do estado estarão abertas para orientar os pais e estudantes que precisarem ficar, sobre os protocolos sanitários necessários. É importante lembrar que a capacidade presencial máxima de alunos será de 35%, respeitando as normas de segurança.
O Plano São Paulo estabelece ainda diretrizes para a reabertura gradual, segura e inteligente das atividades econômicas, com base em indicadores epidemiológicos e sob uma série de restrições. Vale lembrar que as restrições estabelecidas na fase 2 (laranja) precisam ser respeitadas, sob risco de possível regressão para a fase vermelha, caso a situação se agravar. O governador João Doria, na coletiva, comentou que em São Paulo estão ocorrendo, em média, um óbito a cada seis minutos e que o contingente de mortos por Covid equivale à queda de, praticamente, quatro aviões, diariamente. Além disso, o Estado afirmou que reabrirá um hospital de campanha em breve e que, se nada mais rígido for feito, em quatro semanas existe o risco do sistema de saúde “entrar em colapso”. Mais leitos de UTI e enfermaria estão sendo preparados pelo governo estadual e as cirurgias eletivas, por ora, estão suspensas (a não ser em caso de risco iminente de morte).

Normas
Com a reclassificação, 78% da população do estado está na fase laranja e 22%, na fase vermelha.
A fase laranja prevê que as atividades de imobiliárias, concessionárias, escritórios e prestadores de serviços funcionem por seis horas. Shopping centers podem funcionar com capacidade de 40% e, no máximo, por 8 horas por dia, encerrando as atividades até às 20h.
Lojas de conveniência não podem comercializar bebidas alcoólicas e só podem funcionar entre 6h e 20h, ao passo que restaurantes também devem atuar com capacidade de 40% por, no máximo, 8 horas por dia, até 20h (o mesmo vale para salões de beleza e barbearias). Academias de ginástica se enquadram no mesmo critério, porém, com agendamento prévio. Eventos e atividades culturais devem seguir as mesmas regras, mas sem público em pé e com todas as normas de distanciamento e protocolos sanitários.
Na fase laranja, os bares devem permanecer fechados.
Apesar da Grande São Paulo estar na fase laranja, o governo colocou todo o Estado na fase vermelha aos finais de semana e feriados. 
Desse modo, só estão autorizados serviços essenciais nesse período como padarias, mercados e farmácias. Já bares, restaurantes e comércio não podem funcionar.
Para mais informações sobre as regras do que é ou não permitido durante as fases do Plano São Paulo, acesse: https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/



Os comentários estão fechados.

Leitor de Páginas Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support