Arujá retorna para a fase laranja do Plano São Paulo

Secretaria de Saúde atualiza casos de coronavírus
22 de janeiro de 2021
GCM de Arujá impede assalto em farmácia e prende ladrão em flagrante
24 de janeiro de 2021

Arujá retorna para a fase laranja do Plano São Paulo

O município de Arujá retornará para a fase laranja do Plano de Retomada Consciente do Governo do Estado de São Paulo. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (22/01), durante a coletiva de imprensa juntamente aos representantes do governo do Estado. O retorno se dá em função de um aumento de casos, maior número de internações e, consequentemente, diminuição na disponibilidade de leitos. O decreto do governo do estado deverá ser publicado amanhã e passará a vigorar na segunda-feira (25). O prefeito de Arujá, Luis Camargo, o Dr Camargo, disse que seguirá a definição e que na próxima semana se reunirá com secretários para discutir mais a fundo o assunto. “Somos obrigados a seguir, até porque já houve anúncio do governo de que, quem não seguir, irá para o fim da fila (na vacinação). Então, vamos aguardar a publicação amanhã (23) e já convoquei os secretários de Assuntos Jurídicos e Desenvolvimento Econômico, para que saibamos todo o contexto do decreto e, na segunda-feira, vejamos a forma de segui-lo com a maior segurança possível”, expôs.
Durante a transmissão da coletiva do governo estadual, também foi tratada a questão da educação. A medida anunciada foi a de que as aulas presenciais não serão obrigatórias e que, a partir de 8 de fevereiro, as escolas do estado estarão abertas para orientar os pais e estudantes que precisarem ficar, sobre os protocolos sanitários necessários. É importante lembrar que a capacidade presencial máxima de alunos será de 35%, respeitando as normas de segurança.
O Plano São Paulo estabelece ainda diretrizes para a reabertura gradual, segura e inteligente das atividades econômicas, com base em indicadores epidemiológicos e sob uma série de restrições. Vale lembrar que as restrições estabelecidas na fase 2 (laranja) precisam ser respeitadas, sob risco de possível regressão para a fase vermelha, caso a situação se agravar. O governador João Doria, na coletiva, comentou que em São Paulo estão ocorrendo, em média, um óbito a cada seis minutos e que o contingente de mortos por Covid equivale à queda de, praticamente, quatro aviões, diariamente. Além disso, o Estado afirmou que reabrirá um hospital de campanha em breve e que, se nada mais rígido for feito, em quatro semanas existe o risco do sistema de saúde “entrar em colapso”. Mais leitos de UTI e enfermaria estão sendo preparados pelo governo estadual e as cirurgias eletivas, por ora, estão suspensas (a não ser em caso de risco iminente de morte).

Normas
Com a reclassificação, 78% da população do estado está na fase laranja e 22%, na fase vermelha.
A fase laranja prevê que as atividades de imobiliárias, concessionárias, escritórios e prestadores de serviços funcionem por seis horas. Shopping centers podem funcionar com capacidade de 40% e, no máximo, por 8 horas por dia, encerrando as atividades até às 20h.
Lojas de conveniência não podem comercializar bebidas alcoólicas e só podem funcionar entre 6h e 20h, ao passo que restaurantes também devem atuar com capacidade de 40% por, no máximo, 8 horas por dia, até 20h (o mesmo vale para salões de beleza e barbearias). Academias de ginástica se enquadram no mesmo critério, porém, com agendamento prévio. Eventos e atividades culturais devem seguir as mesmas regras, mas sem público em pé e com todas as normas de distanciamento e protocolos sanitários.
Na fase laranja, os bares devem permanecer fechados.
Apesar da Grande São Paulo estar na fase laranja, o governo colocou todo o Estado na fase vermelha aos finais de semana e feriados.
Desse modo, só estão autorizados serviços essenciais nesse período como padarias, mercados e farmácias. Já bares, restaurantes e comércio não podem funcionar.
Para mais informações sobre as regras do que é ou não permitido durante as fases do Plano São Paulo, acesse: https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/