Arujá passa a ter Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)

Atendimento clínico, de ortopedista e pediatria passa a ser realizado exclusivamente no PAM Barreto
20 de março de 2021
Arujá discute possíveis novas regras para supermercados
23 de março de 2021

Arujá passa a ter Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)

“Conseguimos hoje, enfim, inaugurar a Delegacia de Defesa da Mulher, um equipamento que existe no Estado de São Paulo desde 1985 e uma importante conquista para a nossa cidade. As mulheres de Arujá e de toda a região vão poder contar com esse serviço, que vai atuar não somente para a punição efetiva do agressor, mas também para o devido acolhimento às vítimas”. Essas foram as palavras do prefeito de Arujá, Luis Camargo, o Dr Camargo, durante a abertura da unidade, que passou a funcionar hoje (22) mesmo, logo após a inauguração às 16 horas.
Para o vice-prefeito Betinho, a DDM chegou para, efetivamente, ajudar as mulheres na cidade. “É uma luta antiga e ainda mais no momento que vivemos, de confinamento, infelizmente, os maridos abusadores e agressores estão ficando em casa e as mulheres torciam para que eles não chegassem tão cedo e agora estão ficando com eles dentro de casa. A DDM chega, então, para dar coragem para elas, para que possam denunciar, porque mulher merece respeito”, frisou.
A primeira-dama Clau Camargo completou que a delegacia vai facilitar o atendimento às vítimas de violência, visto que a Prefeitura trabalhou em parceria com o Estado, cedendo funcionários, estagiários, assistente social, psicólogo e GCMs. “Vai ajudar inclusive no tratamento depois, para que elas tenham um amparo com psicóloga, assistente social, porque nós, mulheres, precisamos nos unir para cada vez mais encorajá-las a denunciar e cessar esses abusos”, opinou.
O presidente do Legislativo arujaense, Gabriel dos Santos, disse que a DDM desenha um marco na história da segurança pública de Arujá. “Estamos há anos lutando para ter essa delegacia e hoje participo dessa inauguração com muita satisfação. Portanto, a Câmara Municipal de Arujá se sente contemplada nesse ato e se coloca à inteira disposição para o que for preciso”.
O secretário municipal de Segurança, Washington Luís Beolchi Adami, também comentou sobre a inauguração da unidade. “Esse antigo anseio hoje se concretiza, demonstrando a preocupação do estado de São Paulo e da Prefeitura de Arujá com os casos gravíssimos de violência contra as mulheres. A DDM monta uma rede de proteção, que vai além das medidas jurídicas contra o autor”, observou.

Policia Civil
Para José Aparecido Sanches Severo, delegado seccional de Guarulhos, que responde por Guarulhos, Arujá e Santa Isabel, a DDM inaugurada vem “encurtar a distância” para as mulheres que antes precisavam de uma ajuda especializada. “É um projeto do delegado geral e do diretor do Demacro, para facilitar o registro das ocorrências e facilitar a apuração. Vamos dar todo o apoio a elas”.
O delegado titular da Delegacia da Polícia Civil de Arujá, Marcel Druziani, complementou que a DDM tem “vida própria”, com Setor de Investigação, local adequado para oitivas, sala de acolhimento para as vítimas de violência e Cartório. “Nossa Delegacia Geral, Demacro e Seccional nos ajudaram muito. A Prefeitura de Arujá nos ajudou bastante também e conseguimos concluir essa obra em 30 dias”, estimou.
Vanessa Chagas, delegada titular da DDM de Arujá, destacou que crianças e adolescentes, de sexo feminino ou masculino, vítimas de violência, também serão atendidas na unidade. “Será feito todo o acolhimento necessário”, afirmou.
Participaram da solenidade, que foi virtual e contou com a presença remota do governador João Doria, o diretor do Demacro Luis Storni, secretários municipais como o de Assuntos Jurídicos Marcos Regueiro, deputados Roberto de Lucena, André do Prado, Xerife do Consumidor e Marco Bertaiolli, além do presidente da OAB de Arujá, Renato dos Santos Gomez, e os vereadores Cris do Barreto, Renan de Arujá, Paulinho Maiolino, Divinei, Genilson, Vinícius Pateta, Abelzinho, Samoel, Jean da Padaria, Reynaldinho e João Luiz.

Funcionamento
A DDM de Arujá fica na Praça Bartolomeu Bueno, n º 7, no Centro, no prédio ao lado da Delegacia de Polícia (DP), tendo como delegada titular Vanessa Chagas e funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Os telefones para contato são 4655-0021 e 4653-1984.