Arujá edita decreto sobre retorno à Fase Laranja do Plano SP

Vacinação para idosos acima de 80 anos terá início dia 1º no ginásio Habib Tannuri
27 de fevereiro de 2021
Saúde atualiza casos de Covid-19
1 de março de 2021
Show all

Arujá edita decreto sobre retorno à Fase Laranja do Plano SP

O prefeito de Arujá Luis Camargo, o Dr Camargo, assinou o Decreto 7.620 de 26 de fevereiro, que reclassifica a quarentena e retorno do município à Fase Laranja do Plano São Paulo de Retomada Consciente, até o dia 15 de março, seguindo as disposições anunciadas pelo governo do estado. O novo decreto é assinado pelo prefeito e pelos secretários municipais de Saúde, Márcio Knoller, de Assuntos Jurídicos, Marcos Regueiro, de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Santos, e de Governo, Rogério Pereira.
O retrocesso de fase foi determinado pelo governador João Doria, após a piora nos índices de avanço do coronavírus e a elevação na taxa de ocupação de leitos de UTI Covid no Estado, de forma geral. A média estadual passou de 287,9 para 279 novos casos por 100 mil habitantes, ao passo que a taxa de novas internações aumentou de 46,3 para 50,4 a cada 100 mil habitantes. A média estadual de ocupação de leitos de UTI por pacientes graves de Covid-19 aumentou de 66,7% para 70,4%, com 20,5 vagas a cada 100 mil habitantes.
No Alto Tietê, segundo dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê chega hoje (26) à marca de 104.730 casos confirmados de coronavírus. Somente nas últimas 24 horas foram registrados 900 novos casos da doença. O número de óbitos neste período também é alto. Foram 27 vítimas fatais, totalizando 4.337 mortes desde o início da pandemia.
Em Arujá, conforme informações do último boletim epidemiológico de hoje (26), o município registrou 22 novos casos de Covid desde o último balanço. Com isso, a cidade passa a contabilizar 4.133 pessoas que têm ou tiveram a doença desde o início da pandemia. O município contabiliza 131 óbitos em decorrência do vírus.

Novas regras
Com a reclassificação, válida a partir do próximo dia 1º, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido e a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência e restaurantes passa a ser permitida entre 6h e 20h. Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor. Mais de 70% da população do Estado está na fase laranja.

Toque de Restrição
O governo estadual também divulgou essa semana o Toque de Restrição, válido desde hoje (26) até 14 de março, das 23 às 5 horas. Em Arujá, o secretário municipal de Segurança, Washington Luis Beolchi Adami, ressaltou que, em relação à fiscalização, continua a estratégia de fiscalizar o cumprimento das determinações do governo estadual, evitando-se a aglomeração, podendo o proprietário do estabelecimento ou organizador do evento ser autuado, se infringir as regras, conforme legislação pertinente. “Poderá ser acionada a Polícia Militar, para auxílio nos casos de aglomeração, e a multa para quem cometer a infração de promover a aglomeração é de R$ 3.140,00”, afirmou.

Os comentários estão fechados.

Leitor de Páginas Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support