Arujá edita decreto sobre retorno à Fase Laranja do Plano SP

Vacinação para idosos acima de 80 anos terá início dia 1º no ginásio Habib Tannuri
27 de fevereiro de 2021
Saúde atualiza casos de Covid-19
1 de março de 2021

Arujá edita decreto sobre retorno à Fase Laranja do Plano SP

O prefeito de Arujá Luis Camargo, o Dr Camargo, assinou o Decreto 7.620 de 26 de fevereiro, que reclassifica a quarentena e retorno do município à Fase Laranja do Plano São Paulo de Retomada Consciente, até o dia 15 de março, seguindo as disposições anunciadas pelo governo do estado. O novo decreto é assinado pelo prefeito e pelos secretários municipais de Saúde, Márcio Knoller, de Assuntos Jurídicos, Marcos Regueiro, de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Santos, e de Governo, Rogério Pereira.
O retrocesso de fase foi determinado pelo governador João Doria, após a piora nos índices de avanço do coronavírus e a elevação na taxa de ocupação de leitos de UTI Covid no Estado, de forma geral. A média estadual passou de 287,9 para 279 novos casos por 100 mil habitantes, ao passo que a taxa de novas internações aumentou de 46,3 para 50,4 a cada 100 mil habitantes. A média estadual de ocupação de leitos de UTI por pacientes graves de Covid-19 aumentou de 66,7% para 70,4%, com 20,5 vagas a cada 100 mil habitantes.
No Alto Tietê, segundo dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê chega hoje (26) à marca de 104.730 casos confirmados de coronavírus. Somente nas últimas 24 horas foram registrados 900 novos casos da doença. O número de óbitos neste período também é alto. Foram 27 vítimas fatais, totalizando 4.337 mortes desde o início da pandemia.
Em Arujá, conforme informações do último boletim epidemiológico de hoje (26), o município registrou 22 novos casos de Covid desde o último balanço. Com isso, a cidade passa a contabilizar 4.133 pessoas que têm ou tiveram a doença desde o início da pandemia. O município contabiliza 131 óbitos em decorrência do vírus.

Novas regras
Com a reclassificação, válida a partir do próximo dia 1º, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido e a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência e restaurantes passa a ser permitida entre 6h e 20h. Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor. Mais de 70% da população do Estado está na fase laranja.

Toque de Restrição
O governo estadual também divulgou essa semana o Toque de Restrição, válido desde hoje (26) até 14 de março, das 23 às 5 horas. Em Arujá, o secretário municipal de Segurança, Washington Luis Beolchi Adami, ressaltou que, em relação à fiscalização, continua a estratégia de fiscalizar o cumprimento das determinações do governo estadual, evitando-se a aglomeração, podendo o proprietário do estabelecimento ou organizador do evento ser autuado, se infringir as regras, conforme legislação pertinente. “Poderá ser acionada a Polícia Militar, para auxílio nos casos de aglomeração, e a multa para quem cometer a infração de promover a aglomeração é de R$ 3.140,00”, afirmou.